Sobre

Marco Proença – Publicitário

“Comunicação, assim o mundo se move.”

Iniciei minha atuação como publicitário no Marketing Digital em 2002, quatro anos depois de  ter me formado em Comunicação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP, mas  minha história profissional começou um pouco antes disso, no final dos anos 90, quando concluí o curso superior e ingressei na área de atendimento ao cliente numa empresa de serviços públicos.
Foi lá  que percebi na prática, que a plena satisfação do cliente é condição para que ele seja fiel a sua empresa, produto ou serviço, e mais; para que ele se torne um agente propagador de uma imagem positiva da corporação e da sua marca.

Parece simples mas nem tanto, pois são muitas variáveis nesse caminho até alcançarmos essa condição, desde a qualidade do produto/serviço, o processo de venda e entrega, e o pós-venda; enfim, etapas que constroem a imagem e consolidam a marca no mercado. E como cada produto ou serviço tem o seu público, pude confirmar que além de todas aquelas condições, era fundamental conhecer o mercado onde atuamos, identificar, entender e direcionar os esforços ao público alvo, aquele que desejamos conquistar.

A partir daí, o exercício da observação, análise e adequação me permitiu ampliar e aplicar conhecimentos profissionais para cada momento, me possibilitando trabalhar com diversas empresas, organizações, profissionais liberais, produtos e serviços. Com isso o caminho natural foi de atuar em Agências de Publicidade como a Art Maker, a Newww Comm (Sorocaba-SP) e depois iniciar minha própria consultoria Vox Propaganda em 2004.

Desde então direcionei minha linha de atuação de forma distinta para os setores: Saúde – Serviços – Indústria e Comércio, valorizando o Marketing de Relacionamento. Foram inúmeros trabalhos realizados para Clínicas, Laboratórios e Farmácias, Serviços de Estética, Contábeis, Advocacia, Indústrias, Lojas, Supermercados e Restaurantes entre outros.

Em 2009 desenvolvemos o Portal Corporativo das Empresas do Grupo Ramires que reunia uma concessionária de veículos Toyota, uma de caminhões Mercedes-Benz em Sorocaba-SP e a empresa de Reflorestamentos no Mato Grosso do Sul. Fui Produtor de Conteúdo e Editor do Portal até Junho de 2014.

Em 2011 abri uma nova frente de trabalho voltado ao Terceiro Setor e Telemarketing incluindo Mídias Sociais para a Casa do Menor de Sorocaba, obtendo o crescimento expressivo de 4% ao mês, no volume de captação de recursos.

A partir de 2015 com o crescimento das redes sociais, a Assessoria ganhou mais força no Marketing de Relacionamento, combinando as diversas mídias digitais.

O desenvolvimento das competências veio do exercício do ofício e também de cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, prestando Assessorias nas áreas de Comunicação e Marketing e também Comercial e Vendas, sempre agregando o trabalho de Produtor de Internet.  Assim tenho prestado um serviço de Assessoria atualizada aos clientes, visando sempre os melhores resultados.

Formação:

Comunicação Social / Publicidade e Propaganda – Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba-SP
Marketing Digital e Redação para Web – Nautilos – Belo Horizonte-MG
Roteiro e Storytelling – Fundec Sorocaba-SP
Comunicação em Mídias Sociais – Nautilos – Belo Horizonte-MG

SERVIÇOS

Portais Corporativos