Portal Corporativo

Portais corporativos: suas 5 principais vantagens

A comunicação é um elemento fundamental para o sucesso dos negócios e, para funcionar bem, ela deve começar de dentro para fora. Uma empresa que consegue dialogar com seus colaboradores, consegue mantê-los sempre informados e unir todos em busca de um mesmo propósito. É nesse sentido que os portais corporativos podem contribuir muito. Essas plataformas virtuais centralizam as informações e promovem integração de processos, fortalecendo a comunicação interna da empresa.

Entenda melhor essas e outras vantagens dos portais corporativos para o seu negócio:

Permitem gestão do conhecimento
Toda empresa detém um volume imenso de conhecimento tanto advindo da formação de seus colaboradores quanto das experiências adquiridas ao longo dos anos de negócios. O desafio é gerir todos esses dados e informações, disseminá-los para todos e utilizá-los em prol da melhoria de resultados.

Com um bom portal corporativo fica mais fácil armazenar as informações num único ambiente virtual onde as pessoas podem colaborar e consultar sempre que necessário. Isso diminuirá os custos com treinamento que sua empresa poderia ter ao contratar novos funcionários que precisariam aprender sobre a tecnologia e processos internos.

Melhoram a gestão de conteúdo
Ao centralizar todo o conteúdo organizacional em um portal corporativo, fica mais fácil distribuí-lo de forma ordenada e estratégica. Assim, todos têm à disposição as informações de uso comum, mas, por meio de controles de acesso, é possível entregar dados específicos para cada departamento, cada filial ou cada profissional individualmente. Esse simples controle fará com que as pessoas economizem tempo na realização de suas tarefas e não tenham distrações com o excesso de informações (além da proteção aos conteúdos que são confidenciais, claro!).

Potencializam a inteligência de negócio
Uma solução de business intelligence (BI) é um tipo de portal corporativo voltado para a alta hierarquia das organizações. Ela potencializa bases de dados para gerar informações precisas que facilitam a tomada de decisões.

Ao cruzar informações com uma boa solução de BI, é possível fazer projeções, prever movimentações de mercado e se preparar para elas. Tudo isso com uma ferramenta que analisa dados internos e externos e gera relatórios inteligentes.

Fortalecem a comunicação e incentivam a colaboração
Ao mesmo tempo em que a empresa pode centralizar todas as informações destinadas à comunidade interna num portal corporativo, ela também pode estimular a colaboração. Se o portal permitir a interação entre os usuários, eles podem fazer perguntas e dar respostas, relatar casos de sucesso etc.